A busca por voce mesmo

Lembro-me de muito pouco tempo atrás quando uma campanha era lançada. Não sei se porque vim da área, sou da área, mas sempre prestei atenção na mensagem e sua conexão com o que a empresa verdadeiramente entregava. Nunca vi uma empresa prometer algo e entregar mais do que prometia.

De repente aparece no mundo as empresas focadas em experiências. Quando imaginamos experiências imaginamos empresas que prometem algo e entregam muito mais.

Chamo isso de marketing e anti-marketing.

Vamos falar de anti-marketing. Anti-marketing é o ato de olhar para o bolso do cliente, ver que lá tem 10, vender por 8 e entregar 6. Quem faz isso hoje em dia são as operadoras de telefonia celular. Dão descontos quando na verdade deveriam dar é um bom 4g. As pessoas até pagariam mais, mas para que?

Empresas de internet são assim também.

Marketing é aquele que a empresa enxerga seus 10, mas te vende algo por 12. Voce pega 2 emprestados para comprar e ela te entrega 15. Quem faz isso hoje são empresas como Apple, Samsung, google.

Incrivelmente todas essas empresas passam por uma enorme discussão sobre o que querem no futuro. O futuro vale mais do que qualquer coisa. Valuation, Stock, equity, essas sim são as palavras que o CEO deve levar em consideração e não faturamento e receita. Essas são as fáceis de olhar.

CEOs do futuro olham para o que ninguém ainda viu e os conectam com suas missões, criam visões adequadas e na hora de entregar observam seus valores. Criam produtos adequados com esses valores, comunicam aos clientes suas visões, a razão de existirem e em seguida cobram por isso.

A Disney sabe fazer isso. Voce entra num parque que custa US$ 90 por pessoa. Gasta mais US$ 200 lá dentro e tem a impressão de que te fizeram um enorme favor te deixando entrar lá dentro.

A universal corre para fazer o mesmo.

O Bush Gardens é só um parque. Nada mais do que isso. Ao sair voce pensa seriamente no que fez. Se não gosta de montanha russa ou bichos chora por ter perdido US$ 120.

Recentemente a Samsung lançou uma campanha que diz que a Samsung quer lançar voce. A campanha mostra pessoas comuns se transformando em seus verdadeiros sonhos utilizando produtos Samsung. Sem dúvida nenhuma uma das melhores campanhas já vistas. Transforme-se em voce mesmo no futuro com Samsung. Linda, emocional, conectada.

A música é linda, a voz é suave, o ritmo é audacioso, as pessoas são comuns, os lugares não tão comuns, a direção de arte sublime, os personagens são do mundo todo e assim a campanha mostra que dentro ou fora de casa a Samsung acompanha voce por onde voce for, no caminho de ser voce mesmo.

Em resumo acredito que se voce tinha 10 para comprar algo, voce pegaria 2 emprestados com alguém simplesmente pelo fato de conseguir com míseros 12 alcançar seu maior sonho: ser voce mesmo no futuro. O seu futuro.

Pense nisso.

Alberto Leite é CEO da Cboard, grupo que possui hoje 3 empresas: Healthers, Samplex e Visual. É também professor convidado de Inovação, estratégia e Marketing do MBA da Fia USP.

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